sexta-feira, 13 de maio de 2011

Gafanhotos, lagartas, aranhas e afins...

Ontem tive uma saída de campo ao Alentejo para recolher amostras de solo e raizes para serem analisadas no laboratório. As saídas de campo são sempre boas para desanuviar e conhecer sitios novos, mas também são muito cansativas.
Uma coisa a reter nesta história é que eu e os insectos não somos grandes amigos e para além disso tenho terror a gafanhotos.
Ora os locais que visitamos eram extremamente biodiversos. Era ver as borboletas a voarem, as formigas GIGANTES que povoavam as árvores, as lagartas multicolores e as carraças...sim, as carraças. Eu felizmente não apanhei nenhuma, mas era vez o resto do grupo avidamente à procura do dito bichinho nas pernas, no cabelo, atrás das orelhas, quais macacos a catarem-se mutuamente.
Mais tarde, sentada no jipe, olho para as minhas pernas e vejo uma lagarta verde e que não era nada pequena, daquelas que só têm patas na parte dianteira e traseira, a subir alegremente por mim. Que nojo minha gente, que nojo.
O segundo local da visita era altamente povoado por gafanhotos... Cada metro quadrado devia ter assim por volta de mil. E não eram nada tímidos, saltavam que se fartavam (pois claro) contra a nossa cara. A dose de gafanhotos foi tanta que me habituei, no entanto aposto que se for na rua e vir um bem verdinho à minha frente pronto a saltar-me para a cabeça dou um berro e fujo a sete pés.

Quando vejo documentários da vida selvagem penso sempre que gostava de fazer uma coisa do género, mas depois de dias como este mudo de opinião...

Sem comentários: